Os amigos da confraria do whisky do Clube Estoril organizam uma competição gastronômica no melhor estilo Master Chef dos petiscos, o Comida de Buteco.
No evento, cujas rodadas ocorrem a cada sábado desde a semana passada, os convidados degustam duas opções de pratos inspirados nas porções disponíveis em bares, elaborados pelos sócios do clube que estão na competição.
O diretor do Clube Estoril, Eder Mendes, é um dos que idealizou o projeto. Ele mesmo será um dos competidores na próxima semana. “Não consegui fugir, eu gosto de cozinhar” disse. O diretor acredita que o projeto está encorpando e vai ser cada vez mais concorrido. “Isso tem tudo a ver com a confraria, com a cultura do Clube. Tem a ver com a função da Associação que é fomentar a cultura, e gastronomia é cultura” afirmou Mendes.
O número de convites é limitado. Quem chega pode ser escolhido como um dos jurados, já que é a comissão quem define no dia os avaliadores. A sócia Valéria foi uma das juradas desta semana. “É muito difícil! Eu não tenho tanta habilidade na cozinha, não sou muito criteriosa. Gostei bastante dos dois pratos, foi legal” revelou. Diversos itens estão sujeitos a notas. Para Valéria, a harmonização dos ingredientes foi o aspecto mais difícil de julgar. A apresentação dos pratos melhorou da primeira para a segunda rodada. “Hoje vi que tiveram uma preocupação de trazer uma vasilha específica para a apresentação, porque no sábado passado não tinha como fazer algo legal com um prato simples. Evoluíram neste sentido, porque cada prato tem uma vasilha diferente pra fazer uma apresentação legal” notou a sócia.
O duelo desta vez foi entre Luís Paulo e Beto Ferreira, o primeiro com ceviche e o segundo com um croquete cremoso de carne seca. Luís apresentou em um suporte similar a uma taça de plástico transparente. “Eu pensei em quebrar com a ideia da fritura e trazer algo diferente. O ceviche é uma entrada legal. Quando você viaja para o Peru ou outros países aqui da América, é um prato de entrada que é servido assim também em uma taça. É rápido de fazer, e também foi uma boa escolha pelo tempo corrido” disse o competidor, que optou pelo filé de tilápia temperado com pimenta dedo de moça, coentro, cebola roxa e limão.
A competição revela talentos e os convidados saem satisfeitos. O administrador de empresas Marcos Santolaia veio por uma sugestão de uma familiar pela primeira vez e aprovou o croquete. “Excelente, muito bem feito, inclusive falei que é melhor do que as porções dos bares que frequento. Vale a pena vir” afirmou Santolaia.
Para Beto, que fez o croquete, o desafio é atender a demanda. “A maior dificuldade que temos é de fazer em grande quantidade como nós fizemos hoje. Até acertarmos o tempero, a massa, é um pouco difícil, mas vamos testando aqui e ali e no final dá tudo certo” revelou Ferreira. Seu croquete cremoso teve massa feita de mandioca, recheada com a carne seca, requeijão e queijo, sendo que a farofa trouxe farinha de rosca e carne seca.
O presidente da comissão, Adilson Crispim, ficou feliz com a repercussão. “Estamos até surpresos com a adesão. Da semana passada pra cá tivemos que segurar a venda de convites pela capacidade dos candidatos de fazer a quantidade de pratos. Várias pessoas estão pedindo mas só poderão vir na próxima semana, se não os competidores não dão conta. Sucesso total, estamos nos divertindo pra caramba, é bem gostoso” afirmou Crispim.
De acordo com ele, alguns dos pratos apresentados durante a competição serão eleitos para entrarem como sugestão de inclusão no cardápio da lanchonete do Clube. Crispim avalia que já na primeira semana apareceu um forte candidato: o bolinho de feijoada, feito pelo sócio Paulo Vasconcelos, que venceu a primeira rodada com 25 pontos de diferença. “O interessante é a gente vir, participar e ajudar a fortalecer o clube. Este evento está trazendo novos convidados” disse Vasconcelos, que agora elabora a estratégia de olho na próxima fase. “Vamos definir de acordo com os próximos ganhadores se a gente vai mudar ou permanecer no prato. Acredito que a Cínthia, que compete no sábado que vem, é uma concorrente muito preocupante” disse o sócio cozinheiro.
Após a contagem dos pontos pelos membros da comissão, o resultado desta segunda rodada ficou 301 a 297 para Luís Paulo. O ceviche saiu vencedor.
Depois da divulgação do resultado, macarronada! Estiveram prestigiando o evento o presidente e o vice da Associação Luso Brasileira de Campo Grande MS, Horácio Andrino e Fernando Cruz.
Confira as fotos de André Patroni.
Imagine ter um espaço de lazer com piscinas, quadras poliesportivas, campos de futebol, quiosques com churrasqueiras, pista de caminhada, sauna, academia, pilates, hidroginástica, e tudo isso com preços bastante acessíveis.
Saiba que este lugar existe e está mais próximo do que você imagina! É o Clube Estoril, que oferece diversos planos para que todos possam se associar.
(67) 3312-0400
Rua Silvina Tomé Veríssimo, 20
Jardim Autonomista
Campo Grande, MS - Brasil
CEP: 79002-494
Segunda-feira: 8h às 23h
Terça-feira: 8h às 23h
Quarta-feira: 8h às 23h
Quinta-feira: 8h às 23h
Sexta-feira: 8h às 23h
Sábado: 8h às 23h
Domingo: 8h às 20h
Feriados: 8h às 20h