O domingo foi decisivo na Associação Luso Brasileira de Campo Grande MS. As eleições para cargos de conselheiros e diretores trouxeram ao Clube Estoril os sócios mais antigos para escolherem os próximos gestores.
Duas eleições ocorreram simultaneamente. Uma na qual seriam escolhidos novos membros do Conselho de Sócios Remidos, do Conselho Fiscal, e a nova Diretoria Executiva da Associação. Nesta, votavam somente Sócios Fundadores, Remidos e Contribuintes. A outra escolhia o novo diretor do Clube Estoril, e apenas os Sócios Patrimoniais podiam votar.
Apenas uma chapa se inscreveu para concorrer à diretoria executiva. No caso do Conselho de Sócios Remidos, o número de candidatos foi menor que número de vagas. Desta forma, a emoção ficou guardada para a contagem de votos do Conselho Fiscal, onde os dois mais votados assumem como titulares e os dois menos como suplentes, e a de diretor do Clube Estoril, com uma disputa que prometia ser equilibrada entre os sócios Éder e Vandro.
As eleições também servem como motivo para reencontro entre amigos. O Clube Estoril recebe na ocasião os membros mais antigos de sua história e o dia se transforma praticamente numa reunião de família.
De acordo com o estatuto da Associação, o período de votação vai das 09h às 19h. Às 19h07, após o fim do pleito, o membro do conselho de sócios remidos José Maurício Fonseca teve a palavra. “Quero dizer que hoje não haverá vencidos. Espero que todos dêem as mãos” disse o sócio, aproveitando para solicitar que os presentes rezassem um Pai Nosso antes de permitir o início da contagem.
Os votos da urna utilizada pelos remidos foi a primeira a ser aberta. Após serem separadas e contadas, a vontade dos 175 votantes foi a seguinte:
A Diretoria Executiva recebeu 158 votos. Dezessete votaram em branco.
O Conselho de Sócios Remidos teve Maria de Fátima Corado Gabriel com 86 votos, seguida por Canuto Ferreira Cação com 57 votos, e Fernando Augusto da Cruz Martins, com 24 votos. Quatro pessoas anularam seus votos e quatro deixaram a cédula em branco.
O Conselho Fiscal terá como titulares Alberto Souza Leal, com 70 votos, e Fernando Santos Gonçalves, com 49 votos. Entram como suplentes Camila Corado Gabriel, com 35 votos e Manuel Pinto Paiva, com 16 votos. Três pessoas votaram em branco e duas anularam.
Após a contagem, começou a apuração para o cargo de diretor do Clube Estoril. Noventa e duas pessoas compareceram para votar. Éder foi eleito com 55 votos, enquanto Vandro teve 37.
Ansioso o dia inteiro, Éder nunca tinha participado como candidato até hoje. “É a minha primeira eleição, eu nunca concorri nem pra líder de sala de aula” disse o sócio após o resultado. “Dá um calor no coração pelo carinho dos amigos. E por esse calor é que vou buscar tratar o associado do Clube com carinho, propor coisas novas. Eu gosto muito do Estoril e vou colocar ideias para a diretoria pra que a gente possa executar e melhorar tudo para o sócio, que é a prioridade. Estou feliz, eu quis esse desafio, e estou feliz por ter este merecimento” afirmou o diretor eleito do Clube Estoril.
O presidente eleito para comandar a diretoria executiva da Associação Luso Brasileira de Campo Grande MS pelo próximo biênio, Horácio Pereira Andrino, teve como lema de chapa “renovar, realizar e humanizar”. Enquanto recebia cumprimentos dos amigos pelo reconhecimento do resultado, o presidente que mês que vem assume o cargo sabe o peso da escolha.
“A responsabilidade é grande, mas com a ajuda de todos os poderes constituídos, do Conselho Fiscal, do Conselho de Remidos, das nossas comissões, acredito que não teremos dificuldade. Sabemos do desafio, que é muito grande, mas com a ajuda de todos, com a participação de todos, tudo vai ficar mais fácil” disse. “Entre os desafios, nós tentaremos melhorar, trazer coisas novas, trazer atividades novas e fazer, principalmente, com que crianças e mulheres participem mais dos nossos eventos. Sentimos este tipo de carência e vamos tentar minimizar isso através de atividades que possam suprir essa necessidade” afirmou Horácio.
A posse dos eleitos será no dia 10 de junho pela manhã, após o Ato Cívico promovido pela Associação.
Confira as fotos de André Patroni.