O salão social do Clube Estoril ficou colorido para receber o Arraiá do Portuga. Bandeirolas, chapéus de palha e até uma fogueira iluminada com luz elétrica foram utilizados para caracterizar o espaço e ambientar os convidados nesta tradicional festa julina da ALBMS.
Um cenário montado por ali foi disputado por quem curte uma foto de recordação.
Como não podia faltar, muitas barracas de comida foram montadas. Os convidados podiam escolher entre uma variedade de guloseimas julinas. Pastel, arroz carreteiro, caldo, espetinho, doces, cachorro quente, milho, quentão, crepe suíço, maçã do amor e algodão doce disputavam a preferência.
As crianças também tiveram muito o que fazer com as brincadeiras como pescaria, argola, atirar bola na boca do palhaço, golzinho e pula pula.
O evento foi o primeiro da atual diretoria, que assumiu a gestão em junho. "Está sendo um sucesso. Vamos dar continuidade aos eventos que são tradicionais e estamos com algumas ideias novas. Tudo vai depender da situação financeira do Clube e de resgatarmos o sócio para cá. Queremos que participem mais, e vendo que estamos fazendo algo para atraí-los eles voltam e nos dão apoio" disse a presidente da Associação Luso Brasileira de Campo Grande MS, Fátima Corado.
O apoio dos sócios acontece de várias maneiras. Se estar presente prestigiando as atividades já é uma forma de contribuir, existem aqueles que se organizam para ser parte no sucesso dos eventos. A Confraria do Whisky, por exemplo, se propôs a instalar sua barraca e vendeu arroz carreteiro e caldo de mandioca. Para o coordenador, Paulo Vasconcelos, é uma forma de ajudar. "O Clube precisa de uma participação maior das comissões para levantar este tipo de evento. A festa julina era algo pequeno nos últimos anos, mas com união podemos realizar uma grande festa" afirmou. Segundo Vasconcelos, parte do valor arrecadado na parceria com o Estoril será utlizado para comprar cobertores que serão doados para duas entidades.
Um arraiá só fica completo com dança de quadrilha. Convidadas pela diretoria, as dançarinas do grupo Fantasia do Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza, vieram caracterizadas para apresentar a sua quadrilha "Pé de moleque". "Além do convite para este evento maravilhoso nós fomos muito bem recebidos, excelente" disse a noiva da quadrilha, Jô. Se é bom ter o cargo de destaque, respondeu "É legal ser a noiva, ainda mais com o mocinho da roça", e uma amiga completou "é legal porque não casa de verdade", "é verdade, haha" concordou Jô.
A coreógrafa do grupo, Sônia, explicou que a agenda é extensa. "São 14 apresentações só dessa quadrilha, fora outras coisas que fazemos, outros estilos de dança, somos convidados para vários eventos" contou. Para a coreógrafa, a faixa etária dos dançarinos é um diferencial vantajoso. "Se me oferecerem duzentas academias com mocinhas, rapazes, crianças eu recuso, porque eu quero o idoso. Ele já passou muita coisa pela vida e traz essas experiência, então a dança deles é diferente, o corpo é diferente e eu termino aprendendo com eles. Eu envelheci junto e estou chegando na idade deles e estamos trabalhando nosso corpo e sabendo curtir a idade, a idade para nós não existe como para as outras pessoas, para nós é uma coisa muito gostosa, acrescentando à experiência" explicou. A apresentação prendeu atenção e encantou o público.
Mais tarde foi a vez da participação tradicional nas festas do Clube Estoril, da turma da Hidroginástica. Uma quadrilha que surge espontaneamente e agrega quem quiser participar. "Todo ano a gente faz, participamos de carnaval de marchinhas, da festa julina, é tudo meio que improvisado, de última hora porque ninguém gosta de ensaiar mas sai tudo certo" disse a professora Angélica.
Além das quadrilhas, quem veio ao Arraiá do Portuga também dançou bastante ao som dos Djs JB e Simmu e da dupla Fábio Guerra e Eduardo.
Texto e fotos de André Patroni.
Imagine ter um espaço de lazer com piscinas, quadras poliesportivas, campos de futebol, quiosques com churrasqueiras, pista de caminhada, sauna, academia, pilates, hidroginástica, e tudo isso com preços bastante acessíveis.
Saiba que este lugar existe e está mais próximo do que você imagina! É o Clube Estoril, que oferece diversos planos para que todos possam se associar.
(67) 3312-0400
Rua Silvina Tomé Veríssimo, 20
Jardim Autonomista
Campo Grande, MS - Brasil
CEP: 79002-494
Segunda-feira: 8h às 23h
Terça-feira: 8h às 23h
Quarta-feira: 8h às 23h
Quinta-feira: 8h às 23h
Sexta-feira: 8h às 23h
Sábado: 8h às 23h
Domingo: 8h às 20h
Feriados: 8h às 20h