O Clube Estoril deu início nesse fim de semana (08 de fevereiro de 2020) ao Conecta +, que oferecerá durante o ano atividades esportivas, culturais e sociais ao público com mais de cinquenta anos.
Segundo a organizadora Ana Cristina, este é um nicho em grande expansão. Dados do IBGE apontam que até 2050 quase 30% da população brasileira, mais de 66 milhões de pessoas, será de idosos. “O mercado hoje tem um público muito grande esperando opções de lazer e nada melhor que esporte, porque o esporte traz saúde, bem estar, relacionamento, network, e, porque não, geração de renda” disse Ana.
As atividades desse fim de semana fazem parte do programa sênior do Clube Estoril, batizado de 50 +. Jo Coimbra também faz parte da organização e explicou que o projeto é amplo, além de buscar oferecer atividades a este público, quer a captação de novos sócios, a revitalização do clube, e a criação de uma equipe para competir em torneios. “Queremos fazer do Estoril um clube campeão dos jogos municipais do idoso, que tem doze modalidades. Estamos iniciando, agradecemos à presidente que apoiou essa ideia. A cada mês teremos uma atividade. Este mês é natação e biribol, em março é voleibol adaptado, em abril é atletismo, em maio vamos ter outras modalidades e o calendário vai até junho, que por causa do frio terá jogos de tabuleiro, dama, bozó, xadrez e dominó. Este projeto tem DNA: Despertar de Novas Atividades para pessoas 50 +” disse a organizadora. O programa começou com o Conecta + Esporte, mas terá também o Conecta + Saúde e o Conecta + Cultura.
O gerente do Clube Estoril, Nelson Zaminelli, afirmou que a elaboração do programa cumpre a função de utilidade pública da Associação Luso-brasileira de Campo Grande MS. “A ideia é fazer uma movimentação no Clube para essas pessoas que são mobilizadoras, influentes dentro da sociedade e também expandir a nossa janela social. Objetivamos a captação de quem está acima de cinqüenta anos mas também exercer a filantropia, prevista no Estatuto. A atividade não é apenas para um grupo de pessoas, uma elite, vamos abrir para mais gente e além disso oferecer uma assistente social para ver casos particulares dessas pessoas, questões de acessibilidade em suas casas, documentos, questões jurídicas, algo que será colocado a disposição ao longo do tempo” explicou.
A apresentação do projeto nesse sábado aconteceu em evento no espaço Prime antes das primeiras atividades esportivas. Diversos parceiros vieram apresentar suas marcas.
Apoiadores do programa, como o Sicredi, que disponibilizou uma equipe para realizar aberturas de conta instantâneas, encontraram na atividade uma possibilidade de conseguir novos clientes. “Nós já somos parceiros do Clube Estoril, e nossa cooperativa também atua na comunidade com projetos sociais de inclusão, de incentivo ao esporte e à qualidade de vida. Está em nosso plano de ação para 2020 apoiar a inclusão dos 50 +. Hoje, 20% da nossa base de associados está nessa faixa etária. É um público que tem uma representatividade grande na sociedade e o Sicredi tem um olhar para isso” afirmou o gerente de agência da instituição financeira, Ivanilton.
O Jardim du Bem apresentou seus produtos naturais e sustentáveis. “Nosso coletivo envolve cerca de 30 pessoas neste projeto de economia colaborativa. Nosso intuito em participar é resgatar algumas coisas que os 50 + já conhecem, pois foram criados assim mas perderam a conexão. Com certeza eles conhecem escalda pés ou já comeram doces com fruta, açúcar e especiarias apenas, sem conservantes, sem aquele monte de química que acabam tendo que colocar em produtos que vão para o supermercado de maneira geral. Queremos mostrar que o planeta precisa de nós e que não adianta a gente querer a mudança no mundo se a gente não for a mudança que a gente quer no mundo. Viemos para provocar o povo, pra que olhem que a gente pode fazer a diferença e que podemos consumir coisas melhores” disse Luciana Branco, advogada, militante e produtora rural que faz parte do Jardim du Bem.
Além de vida financeira e consumo sustentável, outra atividade que busca abranger este segmento é o de turismo. A agência Ver o Mundo Viagens é parceiro do Conecta +, com planos específicos para este público. “Somos uma agência de viagens especializada em oferecer suporte, consultoria para famílias, para viagens em grupo ou individual. Este segmento dos 50 + é diferenciado por que tem tempo para viajar, aproveitar promoções, usufruir épocas de baixa temporada” disse Cristina Albuquerque.
Na apresentação os organizadores agradeceram aos participantes, apoiadores e aproveitaram para fazer uma foto geral.
Do alto dos seus setenta e três anos, Nercílio Rocha, conhecido como Rochinha, esbanja vitalidade. Inscrito no Conecta + Esporte afirma que pratica quase todas as modalidades, futebol, voleibol, atletismo, tênis e que o hábito é antigo, desde os sete anos de idade. Para quem está na ociosidade, Rochinha dá dicas. “Eu acho que deveriam pelo menos fazer uma caminhada, um voleibol adaptado, que não exige força mas habilidade. As pessoas estão vivendo mais por causa das atividades físicas. Acredito que quem está em casa sentado deveria pelo menos vir assistir para bater palma, já faz um bom efeito” brincou o atleta.
A primeira competição foi na piscina e a inclusão ficou nítida com a participação de Rô, que venceu a natação com prancha e não sabe nadar sem o acessório. “Foi emocionante, estou muito feliz. Não sei nadar sem pranchinha, mas um dos meus objetivos é aprender. Nossa professora orienta a praticar todas as modalidades para ser ativo. Qualquer pessoa é capaz de fazer qualquer coisa, mesmo na terceira idade” afirmou a vencedora.
Para mais informações sobre as próximas etapas do projeto ligue para a secretaria no telefone 3312 0400.
Texto e fotos de André Patroni.
Imagine ter um espaço de lazer com piscinas, quadras poliesportivas, campos de futebol, quiosques com churrasqueiras, pista de caminhada, sauna, academia, pilates, hidroginástica, e tudo isso com preços bastante acessíveis.
Saiba que este lugar existe e está mais próximo do que você imagina! É o Clube Estoril, que oferece diversos planos para que todos possam se associar.
(67) 3312-0400
Rua Silvina Tomé Veríssimo, 20
Jardim Autonomista
Campo Grande, MS - Brasil
CEP: 79002-494
Segunda-feira: 8h às 23h
Terça-feira: 8h às 23h
Quarta-feira: 8h às 23h
Quinta-feira: 8h às 23h
Sexta-feira: 8h às 23h
Sábado: 8h às 23h
Domingo: 8h às 20h
Feriados: 8h às 20h