A equipe de caratecas do Clube Estoril participou do circuito estadual no último fim de semana (22) e teve um aproveitamento de cem porcento. Com o nome Dojô Samurai Estoril, competiu nas categorias infantil, adolescente e master. Inscrito com quatro atletas em cinco modalidades, o grupo voltou com cinco medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e duas de bronze.
Vitor, Gabriel, Pedro e Lara foram orientados pelos caratecas Diego Colman e João Rosales, que são os de maior grau após o sensei do Clube, Kleber Castro, que, por fazer parte da comissão técnica da federação, não pode acompanhar no momento da competição.
Vitor Bezerra foi ouro na categoria de 10 anos após lutar com duas pessoas. Apesar da pouca idade, o atleta já está no mundo da luta há seis anos. "Eu não achei tão difícil porque eu tinha treinado muito" disse, frisando que comparece a todos os treinamentos. Quando questionado sobre quantas medalhas já acumulou ao longo deste tempo de karatê, os olhos de Vitor vão longe fazendo as contas: "acho que tenho umas onze".
Irmão de Vitor, Gabriel Bezerra também representa a família nos tatames e se sai bem. Nesta primeira etapa do circuito enfrentou quatro competidores na categoria sub 18. Foi sua primeira competição com faixa roxa e ele já conquistou a segunda colocação. "O nível do pessoal estava faixa preta" afirmou. "Difícil, mas nada impossível. Pra próxima etapa estou me preparando e treinando cada vez mais pra conseguir ouro" disse o atleta.
Os laços sanguíneos na equipe do Estoril são uma constante e o melhor de tudo, com ótimos resultados, como é o caso dos outros dois representantes nesse circuito, Pedro e Lara, que são pai e filha.
"É muito gratificante! Eu comecei a treinar por causa dela, pra incentivá-la e aí peguei gosto" disse Pedro, que foi bronze na luta imaginária Kata e ouro na categoria master faixa vermelha à verde. Foi a primeira competição na qual participou de luta direta e passou por cinco lutas. "Na final eu estava quebrado, a estratégia era ficar na retaguarda, no contra ataque, sem usar muito as pernas, apenas os braços, que na nossa idade são mais fortes. São dois minutos de luta que você olha no cronômetro e parece que não passam" contou.
A pequena Lara, que é faixa laranja e já luta há três anos, foi bronze no Kata. A receita para uma performance melhor que a dos rivais? "Tem que treinar e se dedicar" disse.
Para o sensei Kleber a expectativa com as próximas etapas é alta. "Queremos levar até quinze atletas para segunda em Nova Andradina e até vinte na última etapa em outubro em Campo Grande".
O gerente do Clube Estoril, Nelson, esteve nessa terça-feira no treinamento para levar os agradecimentos da diretoria aos caratecas. O sistema entre o clube e a academia de karatê, que começou há poucas semanas, já começa a dar frutos. "É a primeira modalidade que a gente traz dessa forma, com a cessão de local e com o pessoal representando o clube. Neste tempo já conseguimos medalhas em nível estadual, ou seja, os objetivos estão sendo alcançados em uma projeção grande. Imagina em um ano como isso vai estar" disse Nelson. Outros esportes também estão no radar do Clube para ampliar o espectro do Estoril. "Estamos na iminência da escola de vôlei de praia masculina e feminina, e de outras modalidades a serem encaixadas na sequência, dependendo de algumas questões. Temos alguns projetos pra natação, hidroginástica e academia pra fomentar essas atividades e torná-las ainda mais atrativas também para quem não é sócio" explicou o gerente.
Confira as fotos de André Patroni.
Imagine ter um espaço de lazer com piscinas, quadras poliesportivas, campos de futebol, quiosques com churrasqueiras, pista de caminhada, sauna, academia, pilates, hidroginástica, e tudo isso com preços bastante acessíveis.
Saiba que este lugar existe e está mais próximo do que você imagina! É o Clube Estoril, que oferece diversos planos para que todos possam se associar.
(67) 3312-0400
Rua Silvina Tomé Veríssimo, 20
Jardim Autonomista
Campo Grande, MS - Brasil
CEP: 79002-494
Segunda-feira: 8h às 23h
Terça-feira: 8h às 23h
Quarta-feira: 8h às 23h
Quinta-feira: 8h às 23h
Sexta-feira: 8h às 23h
Sábado: 8h às 23h
Domingo: 8h às 20h
Feriados: 8h às 20h