Um evento para apaziguar e preparar o espírito para o fim do ano, assim foi a Cantata Natalina do Clube Estoril, promovida pela Associação Luso Brasileira em parceria com o Maestro Quirino.
O projeto, que chega a uma década, começou como uma proposta para que Quirino regesse um único coral a partir de todos os que coordenava, anunciando o natal. "Em um país como o nosso, manter um trabalho deste durante dez anos em um clube social já é uma grande vitória" afirmou o maestro.
"Dez anos é insistência. Como eu falei há muito tempo, se a gente não persistir nas coisas boas nós ficamos pra trás. É como aquela frase famosa, 'eu não tenho medo do mau que fala, mas do bom que se cala'. Por isso não paramos" disse o diretor social da Associação, coronel Reis.
Com cerca de quarenta coralistas, a cantata emocionou o público. Uma canção regional, que narra a história como se Jesus tivesse nascido no Pantanal, foi destaque. Outra surpresa foi a música Noite Feliz, entoada em diversos idiomas, do guarani ao japonês.
"É pro pessoal ver a grandiosidade que é a música, ela não tem fronteiras. Acho que é a música de natal mais traduzida do mundo, deve ter mais de duzenta traduções" explicou o maestro.
"A inovação com a qualidade que apresentam é excelente, muito bom, com certeza voltarei a próxima vez" disse Edilson, que acompanhou pelo segundo ano a Cantata do Estoril.
O coral ainda foi desafiado a incluir nesta semana uma música a pedido do presidente da Associação, Horácio Andrino. "Conversando com o maestro eu falei, 'tem uma música que está sendo muito tocada: Aleluia'. Ele disse que não estava no script, mas ia ver. E aí surpreendeu. A forma das pessoas toparem desafios me agrada demais, mostra o nível de profissionalismo delas" afirmou o presidente, que reforçou para todos a disposição da Associação em continuar com o projeto por mais dez anos.
Como forma de provocar a reflexão neste fim de ano, algumas palavras foram colocadas no palco, como alegria, gratidão e igualdade e as pessoas puderam pegar e distribuí-las. Os alimentos arrecadados como forma de ingresso serão doados para caridade.
Confira as fotos de André Patroni.