A Associação Luso Brasileira de Campo Grande MS recebeu nessa quarta-feira (14) a visita do cônsul geral adjunto do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, Hugo Gravanita e do adido social do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, Gonçalo Capitão.
O presidente da Associação e cônsul honorário de Portugal em Campo Grande, Fernando Gonçalves, acompanhou Gravanita em reuniões com autoridades locais. Primeiro no Plenário Edroim Reverdito da Câmara Municipal, em um encontro e entrega de honrarias pelo vereador Paulo Siufi.
"Eu fico feliz em recebê-los porque Campo Grande recebe bem as pessoas, principalmente aquelas que tem tudo a ver com a nossa cidade. Nós temos esse projeto de cidade-irmã com Figueira da Foz, portanto nada melhor do que entrelaçar esses laços e ano que vem buscarmos uma viagem de integração, para o desenvolvimento e crescimento" disse Siufi.
Foi entregue o título de visitante ilustre a Gravanita, e uma moção de congratulação para Capitão, que foi feita simbolicamente a Fernando Gonçalves, já que o adido social ainda não havia chegado.
Depois, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, os recebeu na governadoria. O administrador entregou presentes aos portugueses e apontou compromissos para 2017.
"Combinamos de fazer uma visita ano que vem ao consulado e uma reunião para os empresários mostrarem as potencialidades do estado. Eles também vão trazer os empresários do agronegócio, produtores de Portugal, e nós vamos nos encontrar no Agrishow, lá em Ribeirão Preto, com um grupo de produtores de Mato Grosso do Sul" afirmou o governador.
À tarde, quem recebeu o cônsul foi o prefeito eleito Marcos Trad, já com a presença do adido Gonçalo Capitão. Com uma conversa descontraída que envolveu até futebol, as autoridades mostraram-se aptas a continuar o diálogo para intercâmibio de negócios e cultura.
"Eu acredito que somos povos irmãos de sangue, nos costumes, na tradição e acima de tudo no coração, isso que é mais importante. A abertura de portas é sempre bem vinda, não apenas para a cidade, mas para o estado, para a nação" destacou Trad.
"Obviamente se houver empresários daqui que estejam interessados em investir em Portugal, grupos culturais daqui que queiram fazer parceirias e intercâmbios, estudantes que queiram concluir os seus estudos em Portugal - eu lembro, como costumamos dizer, que Coimbra é a maior universidade brasileira fora do Brasil, onde está a maior concentração de estudantes brasileiros fora do país - portanto há um mundo de oportunidades que nós temos que explorar. Às vezes Portugal não tem aquela possibilidade de estar tão permanentemente em todos os estados, embora aqui esteja muito bem representado pelo seu Cônsul Honorário, e no fundo é isso, ainda há muitos descobrimentos a fazer, econômicos, culturais, uma porção de laços que ainda temos pra atar entre nós" afirmou o adido social, Gonçalo Capitão.
A Associação Luso Brasileira de Campo Grande MS promoveu um coquetel para aproximar a comunidade portuguesa e lusodescendente das autoridades consulares. O evento serviu para apresentar o novo espaço de eventos de Campo Grande, Estoril Prime, e reuniu personalidades como a conselheira do Tribunal de Contas, Marisa Serrano e o vereador Paulo Siufi.
"Acima de tudo o dia foi para cumprir a missão de reforçar os laços que nos unem a este estado. Eu penso que ficamos aqui com boas pistas para o futuro e trilhamos alguns caminhos importantes. Deixei convites para o governador e para o prefeito eleito para irem a São Paulo assim que puderem, e para se quiserem levar outras autoridades e empresários locais para terem encontros não só com o cônsul geral em São Paulo, mas também com nossa agência de comércio exterior, isso com vista a trazer negócios e novas pessoas para Mato Grosso do Sul e especialmente para Campo Grande. Ainda a pouco estava a falar aqui com membros da comunidade que me diziam que aqui tem o problema de renovar-se, e isso é um problema que acontece simplesmente porque não vem gente nova, não vem aquela onda de novos empreendedores, que é o que está acontecendo por exemplo no Rio e em São Paulo. Hoje em dia temos uma comunidade muito jovem vindo de Portugal e estamos sempre a renovar a comunidade portuguesa em São Paulo. Se conseguirmos atrair para Campo Grande e MS mais negócios ou estabelecer parcerias a nível cultural, ou mesmo institucional, trocas de experiências, know how, será muito importante e atrairá inevitavelmente mais portugueses pra cá. Sejam portugueses que venham de Portugal, sejam os que já estão em São Paulo, os quais penso que serão o alvo prioritário para estabelecermos laços, não tanto irmos a Portugal trabalhar mas aproveitar os portugueses que já estão aqui" resumiu o cônsul adjunto, Hugo Gravanita.
Gravanita teceu elogios à recepção e à comunidade portuguesa de Campo Grande. "Nada a apontar, muito a saldar, foi uma excelente recepção. O cônsul Fernando Gonçalves fez um excelente trabalho. O Clube é impressionante, não só pra mim mas também para o adido social que me dizia a pouco que já percorreu várias comunidades portuguesas de um nível muito alto na Venezuela e na África do Sul e raramente conseguiu ver um espaço como este. Eu mesmo atesto que das várias comunidades portuguesas que há em São Paulo não há um espaço deste nível, talvez só na Casa de Portugal em São Paulo conseguimos encontrar algo parecido" destacou o consul adjunto.
Para o presidente da Associação, Gonçalves, o dia foi de realizações significativas. "A comunidade portuguesa foi recebida com muita honra por todos os orgãos dentro de Campo Grande, que nos receberam de braços abertos, e os negócios começaram a fluir dentro das autarquias. Eu espero que isso venha a produzir e dar efeitos para que a colônia portuguesa possa não só no seu folclore e na sua cultura mas também nas negociações ser lembrada. É um prazer grande fazer esta recepção porque nós temos um contato com a nossa coletividade, nós temos um contato com as nossas descendências, com o portugueses, com os filhos de portugueses e é isso que nós queremos é isso que gostamos" disse o presidente.
O coquetel reuniu membros do Conselho de Sócios Remidos, Conselho Fiscal, Diretoria Executiva da Associação Luso Brasileira, bem como sócios do Clube Estoril, das comissões de ética, futebol, vôlei, tênis e da confraria do whisky.
Ouça as entrevistas realizadas pelo jornalista André Patroni.
Confira as fotos de André Patroni.