A Associação Luso Brasileira de Campo Grande MS realizou nesse domingo a décima edição do Arroz de Braga, festa tradicional da colônia portuguesa que oferece o prato que, segundo a história, teria sido criado por um português radicado no Brasil para homenagear suas origens.
O arroz é robusto, leva costelinha defumada, linguiça portuguesa, linguiça calabresa, bacon defumado, coxinha da asa, ervilhas frescas, repolho e paio e tem acompanhamento de salada tropical.
Rodeada de familiares, a gestora do departamento feminino da Associação, Denise Andrino, posou em frente ao "cantinho português", cenário com uvas e vinhos. "Minha família está em peso aqui, graças a Deus! Minha tia Elza, com 94 anos, é a nossa matriarca, veio representar a família Alves de Barros, que se concentra em Maracaju, Miranda, Campo Grande e Aquidauana" contou.
Centenas de pessoas prestigiaram o evento e puderam adquirir porções da linguiça portuguesa, que estava sendo assada no local. O preparo desta iguaria começou com uma semana de antecedência, e envolveu diversas etapas, desde a desossa do pernil de porco até a defumação. Como em toda festa típica o serviço é feito por membros da colônia que se dispõem a ser voluntários.
"O mais legal no Arroz de Braga é perceber o envolvimento e a participação dos associados. Temos diretores, sócios, dependentes, a família portuguesa, a família Estoril. Quando você envolve as pessoas do clube se dá um valor diferente, porque é nosso, é tradicional, é coisa da casa, é coisa nossa" afirmou o presidente da Associação, Horácio Andrino.
A sócia Nancy aprovou o prato, que experimentou pela primeira vez. "É delicioso, leve, achei até melhor que o nosso arroz carreteiro" disse.
Veterana no Arroz de Braga, Eva Pettengill, por seu lado, resolveu participar novamente da festa e trouxe sua família e amigos para comemorar seu aniversário no evento da colônia portuguesa. "Vieram todos da minha família, sobrinho, marido, tias, netos, é uma delícia, tudo muito gostoso, vale a pena" contou.
A seguir, as fotos do evento, feitas por André Patroni.
Imagine ter um espaço de lazer com piscinas, quadras poliesportivas, campos de futebol, quiosques com churrasqueiras, pista de caminhada, sauna, academia, pilates, hidroginástica, e tudo isso com preços bastante acessíveis.
Saiba que este lugar existe e está mais próximo do que você imagina! É o Clube Estoril, que oferece diversos planos para que todos possam se associar.
(67) 3312-0400
Rua Silvina Tomé Veríssimo, 20
Jardim Autonomista
Campo Grande, MS - Brasil
CEP: 79002-494
Segunda-feira: 8h às 23h
Terça-feira: 8h às 23h
Quarta-feira: 8h às 23h
Quinta-feira: 8h às 23h
Sexta-feira: 8h às 23h
Sábado: 8h às 23h
Domingo: 8h às 20h
Feriados: 8h às 20h